Luz ao fundo do túnel!

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Civismo

Sou admministrador do condomínio que habito. Entre outras razões foi o de realmente querer ajudar a melhorar o espaço que habito.

A minha educação deve ter sido deficiente. Foi me ensinado que a porta da minha casa começava na porta de entrada do prédio. Apesar de ser um espaço comum. Digo apesar porque para mim, ao contrário da maior parte dos habitantes, a palavra comum significa que é de todos. E respeitar os outros significa, na minha estranha forma de ver as coisas, que devo tratar as coisas de todos tão bem ou até melhor que trato o que é só meu.

Tenho lutado por uma coisa que parece quase ridícula mas faço-o em nome do princípio do respeito mútuo.

Em Lisboa, o caixote do lixo é individual para cada prédio. Com as devidas excepções. A lei camarária define que é proibido ter o caixote na rua entre as 9 da manhã e as 8 da noite (não tenho a certeza dos horários mas também não é importante). Concorde-se ou não com a lei, ela é para cumprir.

Aos domingos e feriados não há recolha.

Isto implica, para mim, que o lixo deve ser colocado no caixote após estar na rua e que em vésperas de domingos e feriados não se deve colocar o lixo no caixote.
As razões, embora óbvias para mim, poderão não o ser para os outros.
O cheiro e a falta de higiene dum caixote comum poderão ser duas razões óbvias. O facto do caixote ser guardado no hall de entrada do prédio faz com que seja este que irá padecer dos problemas referidos. A entrada da minha casa (o hall de entrada do prédio) tem um cheiro nauseabundo do lixo dos outros. Que bom.
Esta partilha comigo e os meus convidados da merda dos outros é muito generosa. HURRAY!!
Quero salientar que estou eternamente grato aos meus vizinhos e extremamente chateado com os meus pais por me ensinarem algo diferente do tradicional neste paiszinho na merda plantado!

Um bem haja para os tradicionalistas!!


E que os jogos se iniciem! - diria o Nero.

3 comentários:

  1. A nossa educação, os nossos principios, os nossos sentimentos....por vezes são vistos como autenticas "aberrações", ridiculos, só porque contrariamos o que de mal se aproxima...um futuro medonho sem escrupulos nem valores...

    É querer ter um hall de entrada asseado e gostar de cães! Não cabe na cabeça de ninguém, um absurdo...Nuno!

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Hmmm Raquel,

    Acabou de me dar uma ideia!
    Que tal ter um cão no hall de entrada?! Mas teria que ser um Pit Bull ou um Rottweiller...
    Utilizando o tal anónimo para lhe dar "amor e carinho" e teria uma verdadeira fera...

    ResponderEliminar
  3. Sem querer meter-me na decoração da sua "casa", acho que devia ter aqui no blgue um e-mail para lhe poder enviar um mail interessante:)

    (eu criei um só para o blogue)

    ResponderEliminar