Luz ao fundo do túnel!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Teologia

Desde que o padre Manuel Joaquim, na aula de Religiao & Moral, justificou a existencia de Deus com a triste conversa do ovo e da galinha, eu tomei como objectivo descobrir se Deus existe so depois de morto. Se existir, irei para o Ceu (tenho varios hectares la a minha espera!!). Se nao existir, estou morto e como tal nao preocupado se continuarei a minha vida no Eden... Nao tenho pressa de o fazer.

 E a resolucao para o problema de quem tem uma mente matematica, logica.

Todos os dias sou confrontado com razoes para acreditar que ele nao existe. Ou pelo menos, anda muito desatento com os seus seguidores mais fieis. Considerando que ele tera dito a Noe, aquando da santa alianca (tinha que haver uma explicacao para o arco-iris na biblia...), que nunca mais interferiria na escolha do Homem, a parte enviar para ser chacinado o seu proprio filho para redencao do pecado original, muito me espanta a interjeicao - "Seja o que deus quiser!"

Ora, deus nao quer nem deixa de querer. Somos nos, seres humanos, que fazemos o que nos da na gana...

Se deus nao interfere na vida terrestre, para que havera tantos devotos seguidores de igrejas que sao tudo menos honestas?

Se eu fosse deus (desculpem-me os mais fieis esta presuncao mesmo que por breves instantes) nao deixaria de modo nenhum que houvesse chefes de igreja que nao passam de contabilistas...

Nao permitiria, tambem, que houvesse tanta dissiminacao de vertentes e caminhos da mesma crenca.

Foi Jesus ou Maome? Henrique VIII ou o papa de entao (perdoem-me esta preguica de nao investigar qual dos Borgia seria o papa nessa altura de separacao). Afinal quem tem razao (nem vou falar dos brazucas e da IURD)??

Sera que nao seria suficiente apelar a um menor egoismo individual?
Tem de ser caracterizado por uma religiao?
E que uma religiao tem de ter um chefe. E uma ideia simples como "sermos menos egoistas" nao precisa...

E que os jogos se iniciem! - Diria o Nero.

2 comentários:

  1. Pelo que acabei de ler, estou certa de que, na eventualidade de o Céu ficar "lotado", podemos contar com a partilha dos teus "vários hectares", certo?

    ResponderEliminar
  2. Num acto puramente humano de puro egoismo apenas poderei responder:

    Arranja os teus hectares!! Estes custaram-me muito a ganhar...

    ResponderEliminar