Luz ao fundo do túnel!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Com ou sem orgulho?

Sou português! Porquê? Porque nasci em Portugal e tenho um pai português.
Mas tenho orgulho em ser português? Aqui deparo-me com um dilema: devo considerar a história de Portugal como referência? Ou o presente e passado recentes?

Se tiver em conta as explorações e descobertas marítimas portuguesas, associadas a uma cultura riquíssima, então posso dizer que sou português com orgulho, apesar dessa mesma história ter sido escrita por portugueses. Mesmo assim, sobram factos históricos suficientes para poder assumir que a maioria desses feitos são verdade. E a cultura é inegável!

Mas... eu vivo no presente e não no passado, com todos os problemas que um cidadão português médio tem. Considerava-me como parte de uma classe média, mas hoje também tenho sérias dúvidas sobre isso. Não porque passo fome mas porque não gosto da ideia de pertencer a uma espécie em vias de extinção...

O porquê deste título não será dado por mim, mas servirá como ponto de partida para um debate (se houver alguém que leia este blogue!) sobre o "portuguesinho" e a insatisfação de ser um Homem português a viver no "Portugal dos Pequeninos".

Para evitar muito debate sobre o pessimismo inerente ao título deste blogue, vou explicar o que entendo por portuguesinho.

Um portuguesinho não é mais nem menos do que um português pequeno. Pequeno na alma, no altruísmo, no civismo, no respeito pelos outros, na ambição, na exigência, na cultura, na seriedade, etc., etc..

Como considero que uma grande parte da população (não vou definir uma percentagem pois seria pouco científico e aproximar-me-ia seriamente dos cálculos deste mui nobre governo que nos (des)governa) que habita este rectângulo é portuguesinha, decidi iniciar este espaço para poder desabafar.

Não vou mencionar nomes (à parte referências à classe política que se coloca demasiado a jeito!), pois o intuito das minhas palavras é meramente o de uma chamada de atenção, de acordo com a minha opinião. Deixo ao "poderzinho judicialinho" existente a acção para encontrar os "culpadinhos".

Se não gosta de sarcasmo, ironia ou puro e simples gozo com atitudes, acções e palavras que vou criticar neste local, este é um bom momento para abandonar a leitura destes textos que aqui irei colocar.

Se procura aprender português (e aqui faço um sincero pedido de desculpas às patacoadas na gramática que poderá visualizar nestes escritos) então aconselho-o a abandonar a leitura já, pois irá concerteza diminuir os conceitos que já possuía...

Para tornar um tema tão vasto discutível irei escrever ponto por ponto. Todas as contribuições e críticas positivas são bem vindas.

Um último aspecto a ter em conta quando lerem este blogue: sim, eu penso que tenho razão. Mas não sou pequeno na minha capacidade analítica e adoro quando alguém consegue argumentar de modo a alterar o meu ponto de vista. É difícil mas já aconteceu. Sou grande o suficiente para reconhecer que sou falível!!!

E que os jogos se iniciem! - diria o Nero

1 comentário:

  1. UI, ui! - diriam os critãos ao serem atirados aos leões.
    Mas vamos a isso. Estou pronta para (re)descobrir até que ponto vai o teu auto-proclamado cinismo! Venham o sarcasmo e a ironia! É disso que o povo gosta!
    Contra a inércia, lutar, lutar!

    ResponderEliminar