Luz ao fundo do túnel!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Teoria da Conspiração - Parte I

Tenho defendido em vários blogs que acompanho que as pessoas devem discutir os temas depois de terem feito uma introspecção e removerem todos os preconceitos que têm.

De outra maneira não conseguirão olhar para os chamados temas fracturantes sem uma visão enviesada.

Eu tenho, desde tenra idade, uma mente muito pragmática. Diria, até, uma mente matemática. Que analisa as coisas e que tenta olhar para tudo de todas as perspectivas possíveis. Isto tem-me permitido tirar as minhas conclusões. Que na maior parte das situações são apenas as minhas. A minha Verdade, como eu lhe chamo.

Esta introdução serve para vos dizer que, se não tentarem o mesmo, nunca irão conseguir fazer mais nada senão rirem-se do que escrevo a seguir.

Quando vejo filmes como o Matrix ou até muitos outros, desde policiais a ficção científica, fico sempre a pensar até que ponto existe um tipo de controlo mental por parte de um grupo selecto de pessoas.

Já tinha concluído por mim que a Igreja Cristã tinha exercido (e ainda exerce) esse tipo de controlo. Através do medo do Inferno condicionaram o comportamento das pessoas, procurando que estas se sentissem mal perante a sociedade se agissem fora do que era aceite pela Igreja.

A Igreja Cristã foi a verdadeira soberana, tendo prostrado os monarcas, senhores absolutos dos seus reinos. Nenhum rei poderia o ser sem receber a benção da Igreja. As crusadas. A Inquisição. Tudo formas de manter as pessoas sob o jugo do medo.

Hoje a Igreja perdeu um pouco da sua força. Fruto duma alfabetização generalizada. Em que as pessoas já não se deixam levar por uma mensagem de medo do Inferno. Hoje esse poder transitou para a Comunicação Social - o Quarto Poder, como é chamado.

Mas será? Que evidências temos disto? Em Portugal discute-se neste momento a liberdade de imprensa. Todos declaram que ela é livre. Alguns dizem que é mais do que em países "mais civilizados". Mas analisemos factos.

Quantas pessoas vão da casa dos pais até sua casa e ligam a dizer que chegaram bem? Quantas pessoas é que ficam preocupadas quando esse telefonema chega uns minutos depois? Têm medo. Mas medo do quê? Eu continuo a andar por todo o lado a qualquer hora e não me acontece nada. Pergunto: a quantas pessoas é que aconteceu alguma coisa que as faça temer tanto? Conheço várias pessoas a quem nunca aconteceu nada que já têm a agenda do telefone com os números da polícia e hospitais pronta para os 10 minutos de ataso do dito telefonema! A criminalidade tem aumentado? Sem dúvida. Mas assim tanto? Será que estas pessoas têm as estatísticas da criminalidade na ponta da língua?

Depois temos estas catástrofes naturais. Que prendem as pessoas aos écrans de TV. Por sadismo? Ou porque enchem as mentes das pessoas de medos? De catástrofes naturais. O terramoto de 1755 vem aí!!! Escondam-se!!! Vamos todos perecer no meio dos escombros!!!

O terrorismo! A ETA estava a montar um QG em Óbidos. Vamos todos explodir! Vai ser um mar de sangue... pior do que as Torres Gémeas. Metro na hora de ponta! Fujam!

Espero que entendam o meu exagero como tal. Apenas para mostrar um pouco do ridículo! Mas que vai penetrando e que já provocou na maioria das pessoas um sentimento de estabilidade e medo.

(continua...)


E que os jogos se iniciem! - diria o Nero!

6 comentários:

  1. Vou esperar pela parte II para comentar!
    Para já, estou a gostar ….

    ResponderEliminar
  2. O que eu tenho para revelar, apenas com alguma investigação, poder ser aterrador...

    ResponderEliminar
  3. Não precisa, sabe quem sou2 de março de 2010 às 09:37:00 GMT-8

    Medo de quê? Dos assaltos, dessas pessoas que para obterem um cêntimo são capazes de tudo sem olhar a meios.
    Pois é, vou continuar a ficar preocupada quando não recebo esses tais telefonemas dos meus filhos a dizer se chegaram em segurança.
    O perigo pode estar ao virar da esquina, bem perto, até dentro da própria casa já não se está em segurança.
    Aposto que se está a rir, mas eu se quiser não me ralo, sou assim, já não vou a tempo de mudar. Mas nem por isso tenho os número de telefone da polícia e dos hospitais ali logo á mão.

    ResponderEliminar
  4. Sei perfeitamente quem é! E seja bem vinda a este meu pequeno espaço!

    Não censuro o acto de reponder às procupações que os filhos ou entes familiares e amigos nos provocam.

    A minha questão é se esse medo é real! Existem assim tantos criminosos que nos obriguem a trancar as portas dos carros quando circulamos neles? Existem assim tantos assaltos violentos que nos obriguem a andar com o coração nas mãos? E falo com autoridade, pois a minha mãe foi assaltada à porta de casa há cerca de 3 ou 4 meses. Tenho um irmão que foi assaltado no comboio.
    Quanto à agenda e os números de telefone à mão conheço algumas pessoas assim. Vivem em pavor que algo aconteça.

    Não procuro minimizar os receios e apenas procuro saber se são fundados.

    ResponderEliminar
  5. isso de andar com os numeros na carteira é como os hipocondriacos que andam com uma caixa de comprimidos variados no bolso!

    Que nome se dá a esta patologia?

    ResponderEliminar
  6. Calma, cara Isabelinha. Ainda não está pronta para a verdade. Espere pelas partes seguintes!

    ResponderEliminar