Luz ao fundo do túnel!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Educação - parte II

Uma das razões que me levou a iniciar este espaço de discussão foi a possibilidade de partilhar as minhas ideias sobre o que se passa neste país. Também considero importante o saber "ouvir" a opinião dos outros.
Num post recente num outro blog, houve um iluminado que me acusou de dizer disparates:

"Este Nuno Oliveira é a prova mais evidente de que estamos num país livre, aberto a todo e qualquer disparate."

Eu digo muitos disparates. Mas sustento todos com argumentos. E aqui entro no tema.

A educação que nos permite sustentar os nossos pontos de vista sobre qualquer tema.

Quando alguém nos diz que não temos razão, ficamos à espera que nos digam porquê. Nem que seja para contrapormos.
Quando não nos dizem nada para além da discordância demonstram uma obtusidade motivada por duas razões:
  • não tem argumentos por incapacidade verbal fruto de uma educação menos rigorosa e/ou esforçada, perfeitamente compreensível pois nem todos têm essa sorte ou possibilidade;
  • não tem argumentos porque nem sequer sabem porque discordam. É o chamado "é porque é".
Há, talvez, uma terceira possibilidade. Não querem partilhar os seus argumentos. Devem ser pessoais e intransmissíveis. Ou egoistas e envergonhados. É um direito que lhes assiste.

Em todo o caso, qualquer uma das razões é demonstrativa da falta de educação e cultura dum povinho que tem dificuldade em lutar por algo em que acredite, quando tem algo em que acredite.

E que os jogos se iniciem! - diria o Nero

4 comentários:

  1. Caro autor, não vi também razão para aquele tipo de ataque, ou desconsideração... mas já cá andamos há tempo suficiente para sabermos que não são necessários grandes motivos para o ataque pessoal e gratuito. Mas não desespere..., pelo menos tem isso de bom; é gratuito. Mal de nós se ainda nos fosse cobrado.

    Pelo que li, é um bom blog, continue. Ainda por aí deve haver gente que aprecia opiniões diferentes. No fundo é essa a riqueza da blogosfera; quando encontramos opinião diferente, expressa de forma que a nós não nos ocorreria, visões diferentes do mundo e da vida.

    Quanto aos ataques pessoais, ria-se, e siga em frente. Felicidades futuras, e os desejos de um bom ano que chega.

    ResponderEliminar
  2. Agradeço desde já as suas palavras.
    Não continuei a conversa por respeito ao autor do blog e aos respectivos leitores.
    Mas gostaria de a ter continuado por uma razão que, no fundo, é o que me move - discutir pontos de vista.
    Não me incomoda que me tentem denegrir ou que me queiram fazer passar por idiota. Tenho um ego suficientemente forte para resistir a ataques. Mas incomoda-me que não suportem as suas afirmações. Sem a discussão necessária ninguém irá aprender nada. Disparates? Talvez. Interessava-me era saber o porquê de tal opinião.

    ResponderEliminar
  3. E já agora desejo-lhe também um bom ano para si e para os seus!

    ResponderEliminar
  4. Grato pelos desejos...e já agora a sua referência no post "educação" à experiência da sua mulher na Dinamarca, lembrou-me um outro trecho das cartas de Mary Wollstonecraft, que não tendo viajado acima de Christiania (hoje Oslo)deixou um elogio do ambiente de honestidade que lhe tinha sido referido, sobre o carácter dos camponeses dos vales a norte:

    "I wished to go further nortward. Why? not only because of the country, from all I can gather, is most romantic, abounding in forests and lakes, and the air pure, but I heard much of the inteligence of the inhabitants, substantial farmers, who have none of that cunning to contaminate their simplicity, wich despleased me so much in the conduct of the people on the sea coast. A man, who has been detected in a dishonest act, can no longer live among them." in Letters Written During a Short Residence in Sweden, Norway and Dennmark, Mary Wollstonecraft, Cosmo Classics, NY, 2005. pp.126-27.

    Enfim... uma pequena curiosidade de 200 e tal anos atrás... as suas (ou de todos os que as temos desse tipo) preocupações não novas, é o combate de sempre. Bom ano, mais uma vez.

    ResponderEliminar