Luz ao fundo do túnel!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Os impostos!

Ah como eu gosto de falar sobre impostos...

Não quero falar sobre a quantidade de impostos a que estamos sujeitos. Toda a gente sabe que são muitos e altos.

Quero falar sobre a atitude que o portuguesinho tem perante os mesmos!

Houve uma pessoa amiga que me disse uma vez que não via razões para pagar os impostos. Eu retorqui que se todos pagássemos, baixavam. E ele respondeu-me: "Ora aí é que estás enganado! Se todos pagássemos então eles (entenda-se o estado) gastavam mais!". E eu calei-me acabando por dar-lhe razão. Isso foi há mais de 10 anos. Hoje em dia acredito novamente em que todos deveriam pagá-los.

Mas porquê?

Porque não podemos aceitar com indiferença que nos assaltem!
Porque temos que saber para onde vai o nosso dinheiro!
Porque temos de ter consciência em quem votamos!
Porque num futuro não muito longínquo vamos ter reformas miseráveis! Nem vão chegar para apanhar o TGV até ao Tarrafal ou outro apeadeiro qualquer que obrigue o comboio a travar assim que deixar a plataforma de embarque.

Temos que obrigar os portuguesinhos que não pagam impostos a pagá-los. E nós temos na nossa mão a possibilidade de o fazer.

Como?

Pedindo facturas e recibos por tudo o que pagamos, por exemplo. Custa-nos mais caro? Provisoriamente. É um investimento a longo prazo mas lucrativo.

Denunciando à polícia ou às finanças/segurança social casos de abuso de subsídios/ordenados por fora que tenhamos conhecimento. Bufo? Chibo? Se se considera um bufo aquele que reclama que o seu dinheiro está a ser roubado, então eu sou um bufo! E chibo também. (Delator é muito difícil de ser entendido por um portuguesinho que estará a ler o blogue errado!)

Uma das conclusões a que cheguei recentemente foi a de que a mentalidade no que toca à fuga aos impostos não está a mudar. Quando ouvimos alguém dizer mal doutro porque este não paga os impostos, não é porque ele acha que está errado. Mas sim porque ele não o consegue fazer também. A razão deste portuguesinhoismo é simples: o egoísmo! Não porque acha que todos devem cumprir as suas obrigações... mas porque ele próprio não o consegue fazer!

Não posso tolerar que alguém com 2 vivendas e viaturas de luxo receba o rendimento de inserção social. Mas em que merda de país é que vivemos!!! E não peço desculpa pelo meu francês. Expressa toda a minha indignação!

Enquanto houver pessoas que trabalham no sector público (pagos por todos) a quem lhes é dito para trabalharem menos para não prejudicar os colegas, como é que poderemos progredir?

Enquanto houver fiscais das finanças que inflacionam despesas de representação e ajudas de custos, como é que podemos exigir seriedade na restante população? Mas que raio!! Eles estão encarregues de encontrar os prevaricadores! Mas com que moral? Os primeiros a colocar atrás das grades são os próprios! E o pior é que estamos a pagar por um serviço a dobrar: pagamos para eles nos enganarem e para enganarem o fiscalizado...

Depois ainda têm o descaramento de exigir as reformas 5 anos mais cedo e a 100% quando o resto da população que lhes paga os ordenados tem de trabalhar durante mais tempo para receber apenas 80%. E não por muito tempo, que a tendência é chegar aos 50% daqui a uns anos como alguns economistas andam a dizer!

Haja seriedade e menos egoísmo! O nosso umbigo não é o mundo!

Depois de conseguirmos que todos paguem devemos obrigar os portuguesinhos que gerem o nosso dinheiro a fazê-lo adequadamente.

Poderiam começar por reduzir o número de deputados. Só peço para metade. Não quero criar um problema de desemprego à nossa classe política! Só em ordenados pouparíamos cerca de 5 milhões de euros com esta redução (115 x 3000 x 14). Sem contar com todas as outras regalias a que têm direito. E se é para gerir mal então que se faça por metade do preço!

Discordo do Prof. Medina Carreira quando diz que não há nenhum político que se aproveite: eu sei que deve de haver pelo menos um. Nem que seja para confirmar a regra!

E que os jogos se iniciem - diria o Nero!



1 comentário:

  1. É pá tás mesmo fodido...
    Tás mesmo desanimado... Vamos mas é beber uma ao nocturno...:)
    Grande abraço!
    Ass: Presidente Eng. Serôdio

    ResponderEliminar