Luz ao fundo do túnel!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Direitos & Deveres

Há coisas na vida que custam muito!
Uma dessas é o atestado de menoridade constantemente passado. Do governo aos sindicatos e dos sindicatos ao governo. Dessas instituições às pessoas.
Discute-se neste momento os aumentos dos funcionários públicos.
Apetece-me neste momento atirar de volta o atestado de menoridade.
Apetece-me, no fundo, é mudar de país.
Ou que o país se mude e leve os seus habitantes...
Se por um lado temos os ordenados mais baixos da UE, também é verdade que temos dos mais baixos índices de produtividade.
Durante anos, os funcionários públicos tiveram os maiores aumentos de ordenados e regalias do país. É facto que a média dos ordenados é acima do sector privado. Não têm que se preocupar em serem despedidos. Nem têm que se preocupar se executam bem o seu papel. Não são obrigados a serem bons no que são supostos fazer. Talvez por isso, venham Bettencourt Picanços & Lda. reclamar para a opinião pública os seus direitos.
E os deveres, meus senhores?????
Se o índice de produtividade fosse igual à média europeia, não precisaríamos de 20 ou 30 por cento dos funcionários. Mesmo tomando em consideração que se deixe de mandar fazer fora o que deve ser feito pelo estado.
É justo pedir aumento dos ordenados. Até são justos aumentos de 15%, 20% ou mais.
Mas..
Em primeiro lugar despeçam-se todos os que estão a mais. Acabem-se as avenças. Paguem-se os ordenados para as funções a executar e não para os quadros técnicos executarem funções de administrativo, os administrativos executarem as funções de auxiliar, etc..
Formem-se os funcionários para executar o trabalho exemplarmente e não com as "Novas Oportunidades", aumentando assim a sua produtividade. Não se permita mais do que uma pausa de 10 minutos de manhã e outra à tarde para o café e o cigarro. Obrigue-se a picar o ponto 10 a 15 minutos antes do horário para começar a executá-lo no horário estipulado Obrigue-se a trabalhar até ao fim do horário estipulado. Façam uma avaliação séria ao desempenho das chefias. Dêem meios tecnológicos para executarem as suas funções de modo rápido e eficiente. Avalie-se o desempenho de uma forma séria. Acabe-se de vez com a progressão na carreira: trabalho igual significa ordenado igual. Se alguém não desempenha as funções para as quais foi contratado, deve ser despedido. É assim no mundo real. Tempo de casa não significa maior produtividade. Paguem-se bónus de acordo com o índice de produtividade.
Acabei de resolver parte do défice das contas públicas. Agora só faltam empresários, trabalhadores e políticos sérios, honestos e competentes! E corajosos!!!

E que os jogos se iniciem! - diria o Nero.

Sem comentários:

Enviar um comentário