Luz ao fundo do túnel!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A crise...

Estava a ouvir um daqueles foruns da TV sobre o orçamento que ainda não foi apresentado.

A pergunta era:

Que expectativas tem?

Para já, e no seguimento de opiniões que já aqui expus, os média trabalham, em geral, muito mal. Ou muito bem se se apoiar uma teoria da conspiração (não é assim tão pouco provável!) e estão a adormecer o povozinho.

Como é que se pode falar sobre algo que não se conhece? Nesse aspecto também critico os líderes da oposição e respectivo lastro, que já disseram que se vão abster.

Mas o que importa salientar, é que TODOS!  (excepto os atrasados mentais que povoam esta bela terra entre a fronteira espanhola e o oceano Atlântico, comumente apelidados de E.T.'s) sabem que vivemos em crise desde os anos 70.

Todos os grandes momentos de crescimento macro-económicos passaram-nos ao lado. Nem o crescimento durante os 10 anos de Cavaquismo traduzem um verdadeiro crescimento do país. O fartar vilanagem que que foi com os dinheiros europeus até dá dó. Excepto a aqueles que  o meteram ao bolso.

                                           - Desabafo -

Uma pausa aqui para comentar a sindicalista a falar nas notícias. UMA VERGONHA?! Não dar aumentos aos coitadinhos dos funcionários públicos é uma vergonha? Não são os culpados do estado do país?! Não digo que são os únicos. Mas também são! Se acharmos que 25% de produtividade não é ter culpa do estado de coisas, então o que é? Se considerarmos que ganham acima da média, têm mais regalias, pouco fazem e são demais para o que há a fazer, como poderemos levar esta bosta com pernas que se intitula de sindicalista a sério? Vai mazé trabalhar!!!!

                                       - Fim de desabafo -

Tivemos oportunidades excelentes para melhorar este país e o que é que aconteceu? Enriqueceram alguns e o resto está pior. O índice de pobreza não diminuíu desde a dos cravos (aquela que trouxe liberdade para mudarem as moscas!) e até se agravou: que outra maneira de analisar o endividamento público (e privado).

Todos os dias cada português deve mais cerca de € 0,50 (um café, eu sei...) ao exterior. Se fosse para melhorar a nossa vida eu diria que concordo. Mas para os espanhóis virem para a praia da Costa da Caparica? Estou-me a borrifar para os espanhóis (e eles para mim, mas isso não interessa agora...). Que dívida temos nós para com os espanhóis para além de não lhes agradecermos pescarem nas nossas águas e colocarem os seus produtos subsidiados pelo estado espanhol mais baratos no nosso mercado, causando uma concorrência desleal?

Esta insistência do estimado jornalista em perguntar aos tele-espectadores se a culpa do estado das contas públicas é fruto de crise internacional só me provoca dores de estômago. De tanto rir. Já não basta atirar areia para os olhos. São verdadeiros menires que são atirados ao alvo que temos bem no meio da testa... ou então são verdadeiras antas que, do alto dos seus bons ordenados, pura e simplesmente sabem ainda menos do que se passa neste país. Já estou a imaginar, daqui a um milénio ou dois, um Stonehenge ali para os lados de Carnaxide (e 5 de Outubro e Pêro Pinheiro) e uns humanos a falar um português acordado ortograficamente, a tentarem perceber que magia ali se fazia... mal saberão eles que ali se descobriu a crise do país que permitiu ao Socas entrar na história como o melhor PM de sempre com o défice mais baixo de sempre... Que a crise nunca existiu em Portugal desde o 25 de Abril até meados do ano de 2008 provocada pelos Madoff e Lehman Brothers. "Sacanas dos Judeus " - pensarão os nossos descendentes...


E que os jogos se iniciem! - diría o Nero.

Sem comentários:

Enviar um comentário